Leia mais: http://www.mundodarkness.com/2009/10/acessorios-para-blog-scripts.html#ixzz0ttgoL2KS

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Psicologia infantil ou as velhas e boas palmadas ?


Criança é complicado, ficam o tempo todo testando os limites dos pais, tem hora que os pais perdem a paciência, tem criança que apronta um monte, é inconveniente na casa dos outros e a mãe só se dá ao luxo de falar alguma coisa depois que algum incomodado reclama... e por aí vai os exemplos criança teimosa, criança mimada, criança mal educada, criança .... bom rumores dizem que a culpa é da psicologia moderna.
Primeiro a pergunta clássica: palmadas funcionam? A resposta é sim. Mas não como os pais esperam. Gritos, palmadas e castigos são diferentes tipos de punição, que exercem bem sua função que é suprimir um certo comportamento indesejado da criança. Mas estas punições também tem efeitos colaterais como a eliciação de respostas emocionais negativas na criança, a supressão de outros comportamentos, o próprio punidor passa a ser visto como algo ruim, além de que a criança pode querer continuar a fazer coisas que o punidor não deixa, talvez até pelo simples ato de desafiar.
Ou seja, a criança não aprende nada, só que o punidor é um chato, que deve temê-lo e que o comportamento inadequado deve ser feito às escondidas. Daí de quem é a culpa quando o garoto cresce e foge de casa pra usar drogas?
Punimos tanto no dia a dia porque para nós ela parece funcionar a curto prazo: uma palmada faz sim com que a criança pare aquele comportamento indesejado. Mas só a punição não dá certo a longo prazo.

Está de acordo com o texto acima? Deixe sua opinião, ela é importante para nós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário